• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje1103
Esta SemanaEsta Semana16099
Este MêsEste Mês67095
TOTALTOTAL3654171
Statistik created: 2025-10-25T09:04:54+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova


  • BIKiNNOV em missão de benchmarking a Barcelona.
    BIKiNNOV em missão de benchmarking a Barcelona. carlos_teixeira

    O BIKiNNOV participou em missão de benchmarking a Barcelona no âmbito do projeto INOVC+ (Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro) que decorreu entre os dias 20 e 24 de outubro.

    A iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre práticas internacionais de inovação e transferência de tecnologia, reforçando as competências do BIKiNNOV e dos restantes parceiros do consórcio na valorização do conhecimento e na aproximação entre ciência e indústria.

    Ao longo de cinco dias, a comitiva visitou instituições catalãs de referência, como o Parque de Investigação Biomédica de Barcelona (PRBB), o Eurocat, o Institute for Bioengineering of Catalonia (IBEC), a ESADE, Barcelona Activa, LifeLink Venture, entre outros.

    Estas entidades destacam-se pela forma como integram a investigação científica, a inovação empresarial e o investimento privado, constituindo modelos de sucesso no ecossistema europeu de inovação.

    Para o BIKiNNOV, esta missão representou uma etapa estratégica na criação do seu próprio Gabinete de Transferência de Propriedade Industrial, estrutura que permitirá aproximar o centro tecnológico das empresas, potenciar a transferência de conhecimento científico e tecnológico das empresas, potenciar a transferência de conhecimento científico e tecnológico e acelerar a inovação no setor das duas rodas.

    Esta missão realizou-se no âmbito do INOVC+. O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC2020 e InovC+.

    O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca de 4,1 milhões, cofinanciado a 85% pelo CENTRO2030, Portugal 2030 e pela União Europeia.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    BIKiNNOV participou em missão de benchmarking a Barcelona


  • Utentes de lares levam tradições de Aveiro ao palco do Teatro Aveirense.
    Utentes de lares levam tradições de Aveiro ao palco do Teatro Aveirense. carlos_teixeira

    O projeto Cantar-o-Lar está de regresso ao Teatro Aveirense com um novo espetáculo criado a partir das memórias, vozes e histórias de idosos de quatro lares do concelho de Aveiro.

    A apresentação tem lugar este domingo, a partir das 15h, com entrada gratuita.

    Esta nova criação resulta de meses de trabalho colaborativo entre utentes e funcionários de quatro instituições (Centro Social Santa Joana Princesa, Centro Paroquial de S. Bernardo, Florinhas do Vouga e Fundação Casa do Pessoal da Segurança Social e Saúde do Distrito de Aveiro) com orientação artística e musical de Beatriz Mendes, Daniel Almeida e Ana Raquel Tavares.

    Em palco estarão 51 utentes e funcionários das instituições participantes.

    Ao longo das oficinas realizadas nas instituições, foram recolhidas recordações, canções e expressões locais que serviram de ponto de partida para composições originais, transformando as vivências pessoais em matéria criativa.

    Neste quarto concerto, assuntos novos, como os coradouros antigos e a lavagem da roupa, e espaços icónicos, como a Praça do Peixe, são levados a palco.

    Será também uma oportunidade para o público ouvir novamente alguns dos já clássicos cocriados do repertório crescente da comunidade, que surgirão em momentos-chave, entre muitas outras surpresas preparadas pelo grupo.

    A comunidade prepara a gravação de um CD que levará os elementos de estúdio às próprias instituições participantes, registando este trabalho de co-criação, enquanto legado comum.

    Promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, o Cantar-o-Lar nasceu no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e integra, desde então, a programação do Teatro Aveirense, afirmando-se como uma iniciativa que une arte, comunidade e inclusão social através da música.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Companhia Nacional de Bailado atua no Teatro Aveirense.


  • Futebol: Beira-Mar recebe Vila Real.
    Futebol: Beira-Mar recebe Vila Real. carlos_teixeira

    O Beira-Mar recebe o Vila Real em jogo da 7ª jornada do Campeonato de Portugal.

    Três semanas depois do último jogo e que terminou em derrota, a equipa de Aveiro procura o reencontro com os triunfos.

    A equipa de Trás-os-Montes chega a Aveiro com mais um ponto que o Beira-Mar no 5 º lugar da série B.

    Rebordosa, com 16 pontos, e Vila Meã, com 14,, comandam esta série.

    Jogos às 15h deste domingo e transmissão do Beira-Mar – Vila Real.

    No futebol distrital, o Vista Alegre joga em Albergaria na 8ª jornada do Campeonato de Elite.

    Partida sucede ao primeiro triunfo da temporada no passado fim de semana.

    A equipa de Ílhavo procura manter os resultados positivos para subir na tabela.

    O líder da prova, Ovarense, joga na casa do Pampilhosa.

    Jogos este domingo às 15h30.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ema


  • IPSS Florinhas do Vouga recebe Menção Honrosa na 5.ª Edição do Prémio AproXima-te – “Comunidades que Cuidam”.
    IPSS Florinhas do Vouga recebe Menção Honrosa na 5.ª Edição do Prémio AproXima-te – “Comunidades que Cuidam”. carlos_teixeira

    A IPSS Florinhas do Vouga recebeu Menção Honrosa na 5.ª Edição do Prémio AproXima-te – “Comunidades que Cuidam”, um projeto destinado a promover o bem-estar biopsicossocial de trabalhadorXs do sexo, independentemente do género, orientação sexual, nacionalidade ou condição social.

    Este prémio tem como objetivo contribuir para o reforço do trabalho e apoiar novas iniciativas que promovam a inclusão, a dignidade e a defesa dos direitos das pessoas trabalhadoras do sexo.

    Na IPSS Florinhas do Vouga, a resposta social Equipa de Intervenção Direta (EID) intervém junto desta população desde 2010, através de apoio e acompanhamento psicossocial, encaminhamento e acompanhamento a unidades de saúde, distribuição de material preventivo e realização de rastreios.
    A intervenção é desenvolvida em contexto de rua ou em espaço interior, de acordo com as necessidades e características de cada situação.

    Em Portugal, existem várias entidades que por todo o país prestam serviços a pessoas que fazem Trabalho Sexual através de apoio social, aconselhamento ao nível da saúde, apoio jurídico e acompanhamento psicossocial.

    O Plano AproXima promove o trabalho em rede entre várias entidades públicas, privadas e da sociedade civil, melhorando os serviços que são disponibilizados à população, contribuindo através de recursos económicos e técnicos.

    As Menções Honrosas foram atribuídas a quatro associações que se destacaram pelo trabalho desenvolvido no último ano em prol das pessoas que exercem Trabalho Sexual.

    Esta análise foi realizada pelo Plano AproXima, com base no impacto da intervenção, da participação nas diversas atividades, consistência e relevância das práticas.

    Foram distinguidas as seguintes entidades:

    1.º Prémio — APDES / GPV

    2.º Prémio — GAT

    Menções Honrosas: Associação Positivo; Abraço; Florinhas do Vouga e MAPS Algarve.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Imagem / video
    Imagem
    Florinhas do Vouga tem programa de aniversário para aproximar a comunidade.


  • Concerto na Oficina das Artes na celebração dos 99 anos do concelho da Murtosa.
    Concerto na Oficina das Artes na celebração dos 99 anos do concelho da Murtosa. carlos_teixeira

    As comemorações do 99º aniversário da criação do Concelho da Murtosa com música na Oficina das Artes.

    Este sábado há espetáculos, pelas 21h30, com o concerto "Entre a Ópera e a Broadway", com a Soprano Carla Bernardino, acompanhada pelo pianista Gabriel Moreira e pela violinista Ana Madalena Ribeiro.

    Neste recital intimista, os músicos convidam o público a embarcar numa viagem musical, que atravessa séculos de expressão dramática e emoção melódica — da grandeza da ópera barroca à modernidade vibrante dos palcos da Broadway.

    Através do piano, da voz e do violino, este recital traça pontes entre diferentes estilos, épocas e públicos, celebrando a continuidade da música enquanto arte cénica e narrativa.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    fado na oficina das artes


  • Basquetebol: Fim de semana marcado por dérbis regionais.
    Basquetebol: Fim de semana marcado por dérbis regionais. carlos_teixeira

    Dérbi regional na Proliga.

    O Sangalhos recebe o Illiabum em jogo marcado para este sábado às 18h.

    Encontram-se os extremos da Proliga.

    A equipa de Ílhavo está entre os líderes com três vitórias e o Sangalhos ainda procura o primeiro triunfo.

    Na Taça Hugo dos Santos este sábado há dérbi em Aveiro.

    Esgueira e Ovarense jogam no “caldeirão verde” a partir das 21h.

    Na Liga feminina, o Galitos recebe a Sanjoanense em jog marcado para as 21h em Aveiro e o Esgueira recebe, este domingo, às 18h30, o Imortal.

    Na primeira divisão nacional, o destaque do fim de semana vai para o dérbi deste domingo, às 16h30, entre Galitos e Gafanha.


     


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Basquetebol: Esgueira decide manutenção na Liga em jogo na Póvoa.


  • Cinco dos 10 detidos da operação “Backbone” ficam em prisão preventiva.
    Cinco dos 10 detidos da operação “Backbone” ficam em prisão preventiva. carlos_teixeira

    Os 10 detidos da operação “Backbone” já conhecem as medidas de coação.

    Ouvidos em primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, a cinco foi imposta a prisão preventiva, três ficam obrigados a apresentações bissemanais em posto de polícia e dois ficam com Termo de Identidade e Residência.

    A operação desenvolvida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Santa Maria da Feira, no dia 20 de outubro, terminou com 10 detidos, com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, pela prática dos crimes de furto e tráfico de estupefacientes, no distrito de Aveiro.

    A investigação, que decorria há cerca de 15 meses, visava uma rede organizada dedicada a crimes contra o património, nomeadamente furtos em estabelecimentos comerciais nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viseu, e ao tráfico de estupefacientes.

    No âmbito da operação, os militares da Guarda cumpriram oito mandados de detenção, 15 mandados de busca domiciliária, um em garagem, um em estabelecimento comercial e sete em veículos. Durante a ação, foram ainda detidos dois suspeitos em flagrante delito.

    A investigação permitiu apurar que, além do principal suspeito inicialmente visado — que se dedicava ao furto de produtos tecnológicos, ferramentas e vestuário/acessórios em superfícies comerciais — existia um grupo de nove cúmplices que atuava de forma organizada e estruturada, também envolvido no tráfico de estupefacientes com ligações ao distrito do Porto.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    prisão preventiva para suspeito de trafico


  • Aradas: Assembleia de Freguesia falha acordo para instalação de órgãos de gestão.
    Aradas: Assembleia de Freguesia falha acordo para instalação de órgãos de gestão. carlos_teixeira

    Falhou a primeira tentativa para a tomada de posse dos órgãos de gestão na freguesia de Aradas.

    A oposição chumbou a votação nominal para o primeiro vogal do executivo e alega que a autarca eleita não cumpriu com o que tinha ficado definido em reunião, a meio da semana, nem se pronunciou sobre as condições colocadas para a viabilização do executivo.

    Catarina Barreto suspendeu os trabalhos e as forças deverão voltar aos contactos preparatórios.

    Ouviram-se críticas da oposição sobre a falta de resposta às condições colocadas e que passam pela realização de auditoria independente à gestão dos últimos 8 anos, a entrega de documentação já determinada pelo Tribunal Administrativo e o regresso de funcionárias que alegam ser vítimas de assédio laboral depois de colocadas noutras funções.

    Movimento Independente “Sentir Aradas”, Partido Socialista e Chega emitiram comunicado conjunto em que abordam a reunião informal de 22 de Outubro de 2025, agendada por Catarina Barreto e na qual participaram representados, respetivamente, por Gilberto Ferreira, Sónia Aires e Ricardo Nascimento.

    Dizem ter sido discutidos vários pontos “com o objetivo de procurar consensos que pudessem conduzir a uma situação de governabilidade estável, no respeito absoluto pelos resultados eleitorais de 12 de Outubro passado”.

    Confirmam que a autarca eleita solicitou o envio da proposta de acordo via e-mail no qual explanaram as condições consideradas “essenciais e obrigatórias” à viabilização.

    A auditoria externa, a resolução do litígio laboral com funcionárias e a apresentação imediata da documentação foram os pontos apresentados como “inegociáveis”.

    Catarina Barreto terá recusado esses termos.

    “Esta posição demonstra, clara e inequivocamente, a impossibilidade de negociação sobre os assuntos que consideramos de importância fulcral e de relevo máximo para as decisões a tomar num futuro próximo, uma vez que são instrumentos relevantes para aferição do estado da gestão financeira da freguesia, tendo em conta que, nos mandatos anteriores, estes aspetos sempre estiveram envoltos em suspeição e polémica”.

    Partidos e movimento afirmam “reconhecer” a vitória da Aliança com Aveiro lembrando que a maioria dos eleitores não confiaram a maioria a Catarina Barreto e que esse dado deve ser respeitado.

    A representante do PS, Sónia Aires, afirma que esse trabalho deve ser continuado (com áudio)

    “A humildade democrática vale para todos, não apenas para alguns. A responsabilidade do que hoje sucedeu recai exclusivamente em Catarina Barreto que, além de mais uma vez faltar à verdade e numa atitude antidemocrática, impediu outros eleitos de se manifestarem e de usarem a palavra para rebater as afirmações por ela proferidas, negando o direito de resposta, de forma pública e esclarecedora, conduta que repetiu, aquando do pedido de declaração de voto, após leitura da ata”.

    As três forças dizem que seguem abertas ao diálogo e Gilberto Ferreira questiona mesmo outros eleitos da Aliança sobre a atitude da autarca de Aradas (com áudio).

    Catarina Barreto afirma-se surpreendida pela forma como a reunião decorreu.

    Alega que as condições colocadas não fizeram parte do trabalho preparatório e assegura que tinha garantia de aprovação da lista indicada para a Junta.

    Quanto às condições apresentadas pela oposição, explica que a questão da auditoria não pode ser resolvida com a entrega a uma qualquer entidade sem concurso e que a questão das funcionárias está sujeita a inspeção (com áudio)

    Em noite de instalação o que Aradas falhou, Esgueira conseguiu.

    O PS viabilizou o executivo de Rui Cordeiro (AD) com votos favoráveis dos seus representantes.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Aveiuro: PS diz que continua à espera de respostas da Junta e da Assembleia de Freguesia de Aradas sobre investigação judicial.
    Rm Notícia
    Ficheiro de áudio
    Ficheiro de áudio
    Ficheiro de áudio


  • Cerimónias fúnebres de Susana Gravato marcadas para esta manhã na Gafanha da Boa Hora.
    Cerimónias fúnebres de Susana Gravato marcadas para esta manhã na Gafanha da Boa Hora. carlos_teixeira

    As cerimónias fúnebres de Susana Gravato realizam-se, esta manhã, na Igreja Matriz da Gafanha da Boa Hora.

    O corpo estará, em câmara ardente, na Igreja Matriz da Gafanha da Boa Hora, a partir das 09h00, e a cerimónia fúnebre decorre a partir das 11h.

    A família já pediu recatado e anunciou que haverá condicionantes à presença de jornalistas no local.

    É desfecho de uma semana de choque na Vagueira pelo falecimento da vereadora da Câmara de Vagos baleada pelo filho mais novo de 14 anos que está à guarda de uma instituição na cidade do Porto.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ...


  • Concerto de abertura dos Festivais de Outono agendado para este domingo.
    Concerto de abertura dos Festivais de Outono agendado para este domingo. carlos_teixeira

    Aveiro assinala a abertura de mais uma edição dos Festivais de Outono.

    O programa de música promovido pela UA homenageia juventude e tecnologia.

    A edição 21 dos Festivais de Outono, de 26 de outubro a 28 de novembro, será subordinada ao tema Juventude e Tecnologia.

    Embora estes temas tenham estado implícitos em todas as edições, em 2025 os Festivais assumem-nos de forma mais explícita.

    O papel da música entre os jovens, das tecnologias na criação artística e enquanto facilitadoras de uma participação mais inclusiva da comunidade funciona como mote para a edição deste ano.

    Os Festivais de Outono procuram afirmar-se como espaço de reflexão e experimentação artística, e ser, ao longo de um mês, um espaço de diálogo.

    Pedro Rodrigues, professor da UA e diretor artísticos dos Festivais, especificou os temas no texto de apresentação desta edição.

    “O papel da música no seio das novas gerações, bem como as tipologias de intervenção da tecnologia em contextos artísticos enquanto possibilitadora de novas formas de expansão criativa e participação, inclusiva e enriquecedora de toda a comunidade”.

    A programação e as atividades agendadas mostram uma programação eclética e alargada.

    Para esta edição, refere o diretor artístico, “construímos uma rede de colaboração com instituições de ensino artístico da região (Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, Banda Amizade, Conservatório de Música e Artes do Dão, e a própria Universidade de Aveiro) para, assim, oferecer um espaço único de divulgação e valorização de jovens intérpretes”.

    Em evidência no programa vão estar os "Concertos para Famílias" que, nas edições anteriores, “tanto sucesso fizeram junto do público mais jovem”, salienta Pedro Rodrigues.

    O professor e diretor artístico salienta a pluralidade estética patente no programa que tanto inclui Surma, como Martín Sued e a Orquestra Assintomática (nomeados para os Latin Grammys de 2025) ou Daniel Bernardes (Prémio SPA Autores 2025).

    Mas também inclui, como primeiro momento musical, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a solista Laura Peres (1º Prémio - Prémio Jovens Músicos 2024), sob a direção do Maestro Jan Wierzba, ou o concerto de encerramento que alia Henrique Portovedo à Orquestra Filarmonia das Beiras e à Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade sob a direção do Maestro Luís Carvalho.

    Concerto de abertura, este domingo, às 17h, no Auditório Renato Araújo (Edifício Central e da Reitoria).

    A Orquestra das Beiras abre a edição de 2025 dos Festivais de Outono, apresentando um programa eclético com obras de Bacewicz, Mozart e Saint-Saëns, num concerto que celebra a música da juventude dos três compositores, bem como o talento da jovem violinista Laura Peres.

    Consagrada violinista, enquanto compositora Bacewicz foi uma das pioneiras do modernismo na música polaca, bem como uma das primeiras mulheres a afirmar-se numa área tradicionalmente masculina.

    O seu Concerto para Orquestra de Cordas foi galardoado com o Grande Prémio do Estado Polaco em 1950, desta forma trazendo a compositora para a ribalta, da qual nunca saiu.

    Mozart compôs o seu 4º Concerto para Violino e Orquestra em 1775, e é um exemplo de um compositor que, apesar de ainda jovem, por esta altura terá encontrado o seu estilo elegante e ao mesmo tempo enérgico e vivo.

    Laura Peres, que atualmente estuda e trabalha na Alemanha, foi vencedora do Prémio Jovens Músicos 2025, na categoria de Violino.

    Para terminar esta viagem por música com o perfume da juventude, ouvir-se-á a raramente tocada Sinfonia em Lá Maior de Saint Saens.

    Composta quando Saint-Saëns tinha apenas 15 anos, a Sinfonia em Lá Maior é uma obra surpreendente pela sua maturidade e vitalidade.

    Dividida em quatro andamentos, revela influências clássicas, mas já antecipa o brilho orquestral e a elegância melódica que marcariam a carreira do compositor


     


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    festivais de outono arrancam este domingo em concerto na reitoria


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel