• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje2060
Esta SemanaEsta Semana2060
Este MêsEste Mês32876
TOTALTOTAL3879379
Statistik created: 2026-01-12T17:52:55+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova
  • GNR - Gafanha da Nazaré: Prisão preventiva para dois detidos por tráfico de estupefacientes.
    GNR - Gafanha da Nazaré: Prisão preventiva para dois detidos por tráfico de estupefacientes. fernando_martins

    A GNR deteve uma mulher e um homem, de 50 e 55 anos, respetivamente, por tráfico de estupefacientes, na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo. "No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de três meses, foram efetuadas diligências policiais que permitiram apurar que os suspeitos exerciam esta atividade há mais de seis meses, sempre a partir da residência do homem, por este se encontrar a cumprir pena de prisão domiciliária, na sequência de uma condenação anterior pelo mesmo tipo de crime". No decorrer da ação, os militares da Guarda deram cumprimento a dois mandados de detenção e a duas buscas, que resultaram na apreensão do seguinte material: 45 doses de heroína; 16 doses de cocaína “crack”; 130 euros, em numerário. Os detidos, ambos com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foram presentes, no dia 9 de janeiro, ao Tribunal Judicial de Aveiro, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    GNR reforça patrulhamento no litoral.


  • Oiâ: Diocese de Aveiro alerta para "Padre falso" que não foi ordenado Padre da Igreja Católica. Diocese faz alerta.
    Oiâ: Diocese de Aveiro alerta para "Padre falso" que não foi ordenado Padre da Igreja Católica. Diocese faz alerta. fernando_martins

    A Diocese de Aveiro alertou para um 'falso' padre que "estará a celebrar a Eucaristia na sua terra natal, numa casa particular". Francisco Marques, a viver em Oiã, e que "ficou publicamente conhecido pela sua proximidade ao Papa Francisco", "não possui as faculdades necessárias para administrar os sacramentos no território". A Diocese de Aveiro tornou público através das redes sociais e do site oficial, esta segunda-feira, um comunicado assinado pelo bispo António Manuel Moiteiro Ramos, datado de 10 de janeiro, onde se alerta para um 'falso' padre que "estará a celebrar a Eucaristia na sua terra natal, numa casa particular". Trata-se de um homem que "não foi ordenado" pela "Igreja Católica". A nota começa por salientar que a diocese "foi informada que o Sr. Francisco Marques, a viver em Oiã, concelho de Oliveira do Bairro que, no passado, ficou publicamente conhecido pela sua proximidade ao Papa Francisco, terá recebido a ordenação sacerdotal e estará a celebrar a Eucaristia na sua terra natal, numa casa particular." Perante estes factos, tornou-se então "necessário" tornar público que "o Sr. Francisco Marques não foi ordenado padre da Igreja Católica, com a qual não está em comunhão e, por conseguinte, não possui as faculdades necessárias para administrar os sacramentos no território da Diocese de Aveiro". E é, ainda, deixado um aviso aos fiéis: "No caso de, eventualmente, ter recebido as ordens sagradas noutra religião ou denominação cristã, [tal] faz com que o Sr. Francisco Marques não esteja em condições de administrar validamente os sacramentos da Igreja Católica". "Deste modo, não devem os fiéis católicos receber dele qualquer sacramento", vinca-se.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Diocese cancela cerimónias nos cemitérios nos dias 1 e 2 de novembro.


  • Aveiro: Furto em residência vale prisão preventiva.
    Aveiro: Furto em residência vale prisão preventiva. carlos_teixeira

    A PSP deteve na passada sexta, dia 9, em Aveiro, um homem, de 49 anos, por suspeita da prática do crime de furto em residência.

    Na sequência de uma denúncia telefónica, a dar conta de que um indivíduo se encontrava, naquele momento, a rondar habitações de forma suspeita, foram acionados meios da Esquadra de Investigação Criminal de Aveiro.

    À chegada, os polícias constataram que o suspeito já havia consumado um furto numa residência, tendo encetado fuga apeada após ser surpreendido por uma testemunha.

    Perante os factos, os polícias desencadearam diligências que culminaram na interceção e detenção do suspeito.

    No momento da detenção, o indivíduo encontrava-se na posse de diverso material em cobre, proveniente do furto, bem como de equipamentos e instrumentos utilizados no auxílio à prática desta atividade criminosa, os quais foram apreendidos.

    No seguimento das diligências efetuadas, esta Polícia apurou que o detido se encontrava indiciado pela prática de furtos em residências, no âmbito de outros processos atualmente em investigação.

    O suspeito ficou em prisão preventiva.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ...


  • Aveiro: PSP deteve suspeito de tráfico de estupefacientes.
    Aveiro: PSP deteve suspeito de tráfico de estupefacientes. carlos_teixeira

    A PSP deteve, ontem, em Aveiro, um homem, de 57 anos de idade, por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

    Ação no âmbito das operações de segurança em curso por ocasião das Festas de São Gonçalinho.

    No momento da interceção, o suspeito encontrava-se na posse de cerca de 43 doses individuais de produto estupefaciente (cocaína).

    Foi igualmente apreendido numerário em notas e moedas do Banco Central Europeu, por haver fortes indícios de constituir instrumento de atividade ilícita.

    A PSP diz que o indivíduo já se encontrava referenciado por indícios da prática reiterada do mesmo tipo de ilícito criminal, tendo já cumprido pena de prisão efetiva por duas vezes.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    PSP fiscaliza condições de acolhimento de animais.


  • Costa Nova aposta na cutelaria.
    Costa Nova aposta na cutelaria. carlos_teixeira

    Costa Nova aposta na cutelaria.

    Em 2026, uma das grandes apostas estratégicas centra-se no desenvolvimento de cutelaria, investindo em exclusividade, contando com design próprio, colaborações de destaque, como a de Carsten Gollnick, e o know-how das melhores fábricas portuguesas.

    Lançada em 2005, a COSTA NOVA desde cedo se afirmou como especialista na conceção e produção de coleções em grés, que durante anos foram o foco principal da sua atividade.

    Nos últimos anos, contudo, a marca tem vindo a expandir o seu universo de produtos para além do grés, explorando novos horizontes através da incorporação de vidros, têxteis e cutelaria, por meio de parcerias estratégicas.

    A marca cria coleções de mesa em grés fino, aliando qualidade e design à melhor tradição europeia de fabrico cerâmico.

    O Grupo COSTA NOVA Industria tem a sua génese na Grestel, fundada em 1998 e sediada em Vagos, Portugal.

    A empresa dedica-se, há mais de 25 anos, à produção de artigos de mesa, forno e acessórios de servir em grés fino.

    Hoje, o Grupo português é reconhecido mundialmente como um líder na manufatura de grés de mesa.

    "A cutelaria surge como uma extensão natural do universo COSTA NOVA. Queremos que o carácter único da nossa marca seja reconhecido não apenas nas coleções de grés, mas também na cutelaria e nas restantes categorias de produtos de mesa", reforça Liliana Padinha, Diretora de Marketing da marca.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Imagem / video
    Imagem
     marca Costa Nova aposta na cutelaria.


  • XV edição do Concurso Literário Jovem já está em curso nas escolas do Município de Ílhavo.
    XV edição do Concurso Literário Jovem já está em curso nas escolas do Município de Ílhavo. carlos_teixeira

    A XV edição do Concurso Literário Jovem já está em curso nas escolas do Município de Ílhavo.

    Com entrega de trabalhos até 6 de março de 2026, os interessados podem participar, ainda, nas Oficinas para “Destravar Ideias: Pensamento e Escrita”, que decorrem de 19 a 21 de janeiro, nas escolas dos Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo.

    As oficinas são dinamizadas por Adélia Carvalho, autora de inúmeros livros infantis, atualmente dedicada em exclusivo à escrita.

    O concurso destina-se aos alunos de qualquer estabelecimento de ensino público do Município de Ílhavo do Ensino Básico 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário.

    Esta iniciativa visa fomentar hábitos de leitura em crianças e jovens, criar e consolidar hábitos de escrita, promover a escrita criativa e premiar e divulgar textos inéditos dos géneros poético e narrativo dos alunos do município.

    A cerimónia de entrega de prémios e certificados realiza-se no dia 23 de abril de 2026.

    Em cada subcategoria são atribuídos os seguintes prémios: 1.º prémio, 100 euros; 2.º prémio, 75 euros; 3.º prémio, 50 euros; menções honrosas, 25 euros.

    À escola que obtiver maior número de trabalhos premiados ser-lhe-á atribuído o "Prémio Escola", no valor de 150 euros.

    Os prémios são atribuídos em vales a serem descontados nas papelarias aderentes.


     


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    XV edição do Concurso Literário Jovem já está em curso nas escolas do Município de Ílhavo.


  • Alberto Souto acusa Ribau Esteves e Luís Souto de transformarem Cais do Paraíso no Cais do Inferno.
    Alberto Souto acusa Ribau Esteves e Luís Souto de transformarem Cais do Paraíso no Cais do Inferno. carlos_teixeira

    Alberto Souto afirma que o processo do Cais do Paraíso está transformado no “Cais do Inferno”.

    Reação do antigo autarca e candidato nas últimas eleições às buscas da PJ para recolher prova relacionada com alegados crimes de prevaricação e violação de regas urbanísticas.

    Alberto diz que Luís Souto, o atual presidente, responsável pela defesa da não revogação do PP, e Ribau Esteves, responsável pela aprovação em final de mandato, são ambos responsáveis pelo processo mas dão mostras de querer empurrar responsabilidades.

    “O Presidente sacode a água do capote e diz que o processo vem do passado. O ex-presidente diz que já há muito trabalho do actual executivo neste processo. Cada um espeta a sua faca no outro, mas têm razão os dois. Estão ambos implicados. O ex-presidente porque foi o autor primeiro de um crime urbanístico. O actual Presidente porque, como Presidente da AM, foi co-autor daquele e porque foi agente do mesmo crime, por vontade própria, quando fez ressuscitar o que morto estava”, afirma Alberto Souto em texto publicado nas redes sociais.

    Fala em “pressa” de Ribau em fechar o processo no final de 2025 e “teimosia” de Luís Souto em reafirmar a política seguida.

    Assume a presunção de inocência na ordem penal mas mantém a condenação política sobre o dossiê.

    “É o mistério do Cais do Inferno: estavam os dois alertados para as ilegalidades e arriscaram cometê-las. Estavam ambos cientes da manipulação de um Plano para favorecer um privado em detrimento de outros e optaram pela manipulação gravosa. Preferiram tomar decisões irracionais (porque não fundadas em argumentos racionais), irresponsáveis (porque desconsideram o risco legal) e esteticamente absurdas. Quiseram mesmo violar as regras urbanísticas e quiseram mesmo beneficiar esse privado. É tudo muito estranho. Não obstante, sentem-se os dois tranquilos. É a serenidade da inconsciência. São criminosos urbanísticos sem arrependimento dos crimes. Não têm noção da gravidade dos seus actos. É lamentável. Porque o dolo foi patente. O crime urbanístico também. De tão flagrante dispensa até averiguações”.

    Quanto ao timing das buscas admite que a coincidência com a entrada de Ribau Esteves na CCDRC levanta interrogações.

    “Estas coincidências temporais são sempre um factor de desprestígio da independência do Ministério Público. Mas isso são outros quinhentos, que sempre verbero. Sejam as vítimas de esquerda ou de direita. Ribau irá para a CCDRC mau grado estas investigações e outras que vão surgir. Ainda agora veio a lume a sua condenação pelo Tribunal de Contas por violação reiterada das suas recomendações. Mas ninguém olha para o cadastro…”

    Sobre o processo de investigação, admite que fica como esperança de que possa anular administrativamente o PP de Cais do Paraíso.


     

     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    be conta hotel no cais do paraiso


  • 4JUDO PROJECT marcou presença no Campeonato Zonal Norte de Cadetes 2026,
    4JUDO PROJECT marcou presença no Campeonato Zonal Norte de Cadetes 2026, carlos_teixeira

    A 4JUDO PROJECT marcou presença no Campeonato Zonal Norte de Cadetes 2026, realizado no passado dia 10 de janeiro de 2026, no Pavilhão Multiusos de Cavernães. Competição foi organizada pela Associação Distrital de Judo de Viseu e reuniu alguns dos melhores jovens judocas da zona norte do país.

    A comitiva da 4JUDO PROJECT foi acompanhada pelos treinadores Nuno Vieira e Bianca Sousa, que orientaram os atletas ao longo de uma prova de elevado nível competitivo e grande exigência.

    Esta competição assume uma importância acrescida, uma vez que contribui diretamente para o apuramento dos atletas para o Campeonato Nacional de Cadetes, sendo um passo fundamental no percurso competitivo deste escalão.

    O clube divulgou esta segunda os resultados alcançados:


    Carolina Franco (-48 kg) – 1.ª classificada

    Mariana Paiva (-48 kg) – 2.ª classificada

    Luana Figueiras – 1.ª classificada

    Vasco Marques (-66 kg) – 1.º classificado

    Ricardo Araújo (-66 kg) – 2.º classificado

    Pedro Silva (-60 kg) – 7.º classificado

    Alexandre Santos (-60 kg) – Não Classificado (N/C)

    Categoria
    Concelho
    Imagem / video
    Imagem
    4JUDO PROJECT marcou presença no Campeonato Zonal Norte de Cadetes 2026,


  • Ílhavo: Rui Dias pede revisão do financiamento das autarquias locais.
    Ílhavo: Rui Dias pede revisão do financiamento das autarquias locais. carlos_teixeira

    Rui Dias apela a uma revisão da forma como o poder central olha para o poder local e confia que a presença de ex-autarcas no Governo possa ajudar a qualificar essa relação.

    O autarca de Ílhavo discursou no encerramento das III Jornadas do Poder Local este fim de semana na Casa da Cultura.

    Numa edição dedicada à descentralização e ao financiamento e na presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, ex-autarca de Vagos, Rui Dias não escondeu que perante um quadro crescente de responsabilidades é necessário agir de forma diferenciada no acesso a recursos.

    Em declarações recolhidas pelo Diário de Aveiro, o autarca defendeu que não é sustentável continuar de mão estendida.

    “Dependemos cada vez mais de recursos que não são nossos e que precisamos de mendigar”.

     

    Imagem: Arquivo

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ilhavo admite pressão pelos calendários das obras PRR


  • Ílhavo: Dotação do orçamento participativo baixa para 60 mil euros.
    Ílhavo: Dotação do orçamento participativo baixa para 60 mil euros. carlos_teixeira

    O Município de Ílhavo lança Orçamento Participativo 2026 com redução o plafond dedicado a esta iniciativa participativa.

    A dotação global baixa de 100 mil para 60 mil euros sendo que cada proposta apresentada não pode ultrapassar o valor máximo de 30 mil euros.

    As Sessões de Esclarecimento decorrem entre 20 de janeiro e 6 de fevereiro, nas quatro Juntas de Freguesia do município, nas Escolas Secundárias e nos espaços da Maior Idade para promover a participação.

    Apresentado como “instrumento de democracia participativa” o OP permite aos munícipes apresentar, discutir e votar propostas para a melhoria do concelho.

    A primeira sessão realiza-se na Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, no dia 20 de janeiro, seguindo-se a sessão na Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, a 22 de janeiro.

    No dia 4 de fevereiro, a sessão decorre na Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo e, no dia 6 de fevereiro, na Junta de Freguesia de São Salvador.

    Todas as sessões têm início às 19 horas e destinam-se à população em geral.

    As sessões a realizar na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes e na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré destinam-se exclusivamente à respetiva comunidade escolar.

    Serão ainda promovidas sessões no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo, no Fórum Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, e na Sala de Estar, na Gafanha da Encarnação, dirigidas à comunidade sénior.

    A fase de submissão de propostas e os Encontros de Participação decorrem de 9 de fevereiro a 3 de março.

    Seguem-se a análise técnica, a audiência dos interessados, a divulgação dos projetos finalistas e o período de votação, que terá lugar entre 25 de maio e 19 de junho.

    A apresentação pública do projeto ou dos projetos vencedores está agendada para 26 de junho.

    Podem participar cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, independentemente da nacionalidade, desde que residentes no Município de Ílhavo.

    A participação é individual, não sendo admitida a apresentação de propostas por associações, coletividades ou outras entidades coletivas.

    Cada participante pode apresentar apenas uma proposta, através da plataforma digital do Orçamento Participativo, sendo obrigatória a sua apresentação pública num dos Encontros de Participação.

    O Município assegura apoio presencial aos cidadãos que revelem dificuldades no acesso aos meios digitais.

    A votação será realizada por via online, por SMS ou presencialmente, sendo obrigatório votar em três projetos distintos.

    Os projetos vencedores serão os mais votados, até ao limite da dotação orçamental disponível, cabendo à Câmara Municipal a sua execução.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    camara de ilhavo lança nova edição do Orçamento Participativo


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel