|
Jornal de Negocios
|
-
Inflação nos EUA sobe para 3% em setembro
A inflação na maior economia mundial acelerou uma décima face aos 2,9% registados em agosto, apesar de a variação em cadeia ter sido 0,1 pontos percentuais inferiores à do mês anterior. Ainda assim, os preços subiram menos do que o esperado pelos analistas.
-
Banco Central da Rússia desce juros e revê em baixa crescimento do PIB para 0,5% a 1%
O BCR reduziu novamente as previsões de crescimento, agora estimando um crescimento entre 0,5% e 1% para 2025, contra a estimativa anterior de entre 1% e 2%.
-
Para Sarmento, aumentar número de funcionários públicos "é um erro".
Tal como o Negócios tinha escrito, o Governo pretende congelar, ao nível atual, o número de trabalhadores do Estado. Ministro das Finanças considera que ter mais trabalhadores "é um erro".
-
Argentina é "particularmente importante" para a União Europeia
Agronegócio e matérias-primas essenciais, como o lítio, fazem deste país da América do Sul um parceiro comercial de relevo para a UE.
-
Combustíveis portugueses entre os mais caros da UE devido à fiscalidade
Gasolina e gasóleo continuam acima da média europeia, com impostos a representarem mais de metade do preço final. Diferença com Espanha chega aos 21 cêntimos por litro.
-
Empresa do Alqueva contesta em tribunal pagamento de IMI das suas barragens
Em causa está a emissão por parte da AT de notas de liquidação de IMI à EDIA, que tem sede em Beja, num valor que ascende a mais de 4,7 milhões de euros.
-
Morgan Stanley revê em baixa recomendação da EDPR, mas sobe preço-alvo
Desde o início do ano, o braço verde da EDP ganha já mais de 32% em bolsa, ainda que esta manhã esteja a recuar mais de 1,50%, influenciando igualmente as perdas de mais de 1% da casa-mãe da empresa.
-
Ex-eurodeputada Ana Gomes arguida após queixa da Solverde por ofensa à reputação
Em março, a Solverde - Sociedade de Investimentos Turísticos da Costa Verde S.A. considerou, em comunicado, de "extrema gravidade e atentatórias do seu bom nome e reputação" declarações proferidas por Ana Gomes, a propósito do caso Spinumviva, sobre o sistema de controlo e regulação de jogos do casino.
-
Apesar de alertas de défice, Sarmento garante alívio no IRS de 500 milhões ao ano até 2029
No próximo ano, alívio ficará pelos 196 milhões de euros, nas contas do Governo. Mas o ministro das Finanças assegura que pretende manter a promessa de alívio acumulado de até dois mil milhões até ao final da legislatura.
-
"Não conseguimos atrair pessoas" com salários do Estado
Eduardo Oliveira e Sousa lamenta ter na Companhia das Lezírias "demasiados trabalhadores" com ordenados próximos do salário mínimo.
-
Inovagaia vai dar mundo a startups com mentoria, bilhetes para a Web Summit e dinheiro
A incubadora de base tecnológica de Gaia lançou o “Scale up with us”, um novo programa gratuito de aceleração de nove semanas destinado a startups em fase inicial com ambição de crescimento e internacionalização.
-
Lucro da Eni sobe 5% para 2.518 milhões até setembro
Em relação aos resultados do terceiro trimestre, o resultado líquido foi de 803 milhões de euros, um aumento de 54% face aos 522 milhões de euros registados no período homólogo.
-
Bruxelas acusa TikTok e dona do Facebook de violarem regras da transparência
As plataformas têm uns dias para proceder às alterações pedidas pela Comissão Europeia. Sem mudanças, coima pode ir até 6% do volume de negócios total.
-
Sarmento contesta "gato escondido" do PS: Parte da margem já pagou bónus das pensões
No Parlamento, o ministro das Finanças explicou que a margem que os socialistas vêem na Segurança Social, até agosto, foi inflacionada por transferências para pagar o suplemento extraordinário de pensões. E diz que usar Segurança Social para aumentos permanentes "é um erro".
-
Precaver a superinteligência é uma missão sobre-humana
Quando dizemos que se teme o passo seguinte da IA, referimo-nos a uma eventual superinteligência artificial, um avanço de tal magnitude que poderá tornar as capacidades humanas fundamentalmente obsoletas e submissas perante as máquinas.
|